SXSW: Como explicar um sonho?

Há alguns anos meus olhos andam brilhando pelo SXSW, um festival que acontece uma vez por ano no Texas. Agora que moro aqui na Costa Rica, ficou um pouco mais fácil de um dia conseguir participar – o problema é que quando vou recrutar companheiros nem sempre consigo realmente transmitir a grandiosidade do que é. Então, lá vai.

Sim, este é um post com segundas intenções, amigos. 

SXSW-09920.jpg

SXSW é a abreviação para South by Southwest, um nome é inspirado no filme de Alfred Hitchcock North by Northwest. O festival que foi criado em 1987, com objetivo inicial de trazer cultura para um festival musical realizado no sul dos EUA, especificamente no Texas e hoje é considerado o “evento assinatura” de Austin.

“That small, grass-roots event — which drew 700 people its inaugural year — has since mushroomed into SXSW, one of the largest and most influential gatherings on the planet.”
(USA Today)

Em 1994, o SXSW expandiu e incluiu filmes & multimídia em sua plataforma e no ano seguinte foi lançado o escopo que permanece atualmente, com três eventos principais distintos|simultâneos|alinhados: SXSW Music, SXSW Films e SXSW Multimedia, que em 1999 foi renomeado como SXSW Interactive como é chamado até hoje. Além dos três eventos, há também os novos painéis SXSWEdu, SXSWEco e um painel de exposições onde há desde feira de emprego à expo específicas para tendências em games, Med&TecHeatlh, entre outros.

A partir daí, todos os anos mentes criativas do mundo todo se reúnem em Austin para viver uma experiência de criatividade, inovação e inspiração. Este ano o SXSW chega em sua 30ª edição com um escopo muito maior do que apenas mais um festival de música. Segundo o site Pigeons & Planes “SXSW brings swarms of influential people together in one place at one time. That many like-minded people in one place yields huge opportunities.

Este ano o festival acontece do dia 11 à 20 de março, com passaportes que variam entre $400 e um passaporte completo de cerca de U$1500.. dá uma olhadinha no preview!

 

Todo esse ambiente de caos criativo é parte do propósito. São milhares de intervenções ao mesmo momento em uma comunidade munida de mapas, infográficos e até mesmo glossário para ambientar seus membros neste complexo universo.

As conexões feitas nos eventos, eventos-não-oficiais e nos networkings gerados no SXSW são reconhecidas como direcionadoras de tendências que impactarão na vida de todos nós e influenciando nossos comportamentos, compras, negócios.. a maneira de viver a vida em um futuro não tão distante.  O festival é considerado o “palco perfeito para a vida moderna”  em um mergulho nas descobertas criativas concentradas das melhores mentes do último ano.

“South by Southwest broadly is about bringing people from a wide array of business and creative disciplines together to figure out the future… It’s a forward-thinking event.”
(Wired.com)

the-futureofseo-54-638

Enfim, vamos falar de fatosnúmeros atuais!

  • Os três eventos principais – SXSW Music, SXSW Interactive e SXSW Films reuniram durante os 9 dias de evento: 30,308 participantes de 78 países, 33.825 participantes de 85 países e 20.252 participantes de 71 países, respectivamente. 
  • O evento foi responsável por injetar $317.2 milhões na economia de Austin – ficou claro porque é considerado “evento assinatura” agora!
  • O evento gerou $90.6 milhões em mídia espontânea.
  • Em 2015, foram estabelecidas relações com agência de governo internacionais que reiteraram o título de “Live Music Capital of the World” do evento.
  • Houveram 370 eventos não-oficiaisside parties – que variam desde um happy hour para adoação de animais até uma noite de  karaoke para tech lovers. 
  • Twitter foi lançado no SXSW em 2007.
  • Foursquare foi lançado no SXSW em 2009.
  • De 2014 para 2015 a presença de empresas brasileiras dobrou, com o apoio da Apex-Brasil, 58 empresas estivaram presentes e geraram $ 18,9 milhões em negócios, superando a expectativa inicial em de US$ 11 milhões. 
  • No festival há inúmeras intervenções de marca – brand activations – e em 2015 Oreo chamou atenção usando o Twitter para imprimir via 3D e distribuir oreos gratuitos acompanhados com a hashtag #eatthetweet.
  • Outra intervenção que chamou atenção é o Elevator Pitch, ação da Mastercard, onde os empreendedores em 60 segundos faziam seus famosos elevators speech com uma câmera ao vivo para o hub do site Mashable – os melhores poderiam sair com $15 mil doláres para sua idéia!

Se isso tudo não for suficiente pra sair correndo pra comprar ingresso agora, vale lembrar que foi no SXSW Music onde foram descobertos John Mayer, The White Strips, James Blut, Janelle Monae, Foster the People, Hanson (sim, aqueles mesmo!), Skrillez, Imagine Dragons, Franz Ferdinand,The Lumineers, Ellie Goulding, Katy Perry e.. Amy Winehouse. 

542a0583f7c037880a4c60265365dcfb_large

E aí, vamos? 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s